sexta-feira, 1 de abril de 2011

Na Memória: Senna no Brasil em 91

Ninguém tem a menor dúvida de que o maior piloto de Fórmula 1 que o Brasil já teve foi Ayrton Senna. Três vezes Campeão Mundial (1988, 1990 e 1991), ganhou duas vezes o Grande Prêmio do Brasil (1991 e 1993) e considerado por muitos um especialista em correr em pista molhada. Senna correu na Fórmula 1 por dez anos (1984-1994) e conquistou várias vitórias, mas teve uma que ficou na memória de muitos, pois foi na garra, sofrida e também em casa.
No dia 24 de Março de 1991, dia de Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, a esperança da vitória estava voltada para Ayrton Senna, mas a pressão era imensa, pois estava fazendo cinco anos que nenhum brasileiro ganhava em Interlagos e o Senna completava seis anos sem terminar o Gp Brasileiro, portanto uma grande responsabilidade. Mas quem conhecia Senna sabia que ele não se preocupava com isso e foi pra corrida, estava bem, tranquilo na primeira posição, mas ele mal podia esperar que viria o pior. Seu carro quebrou, perdeu a terceira, quarta e quinta marcha, deixando qualquer piloto, mesmo na primeira posição, com poucas chances de vitória. Mas esse problema estava ocorrendo justamente no carro de Senna, e do jeito vitorioso que ele é e a fome que ele estava sentindo por essa vitória, fizeram ele esquecer tudo, segurar o carro, da maneira que só ele sabe e partir pra vitória, mesmo na segunda marcha.

A última volta foi emocionante, ele acelerava cada vez mais e diminuia o tempo, mostrando a força que ele tinha. Depois da bandeirada, Senna não conseguiu realizar a volta da vitória e teve que parar seu carro no meio da pista, foi retirada pelo carro de socorro e levado até o pódio. Lá ele apareceu carregando a bandeira brasileira, mas devido a fortes dores, causados por problemas do carro, ele mal conseguiu erguê-la. Na hora de receber o troféu, Senna com muitas dificuldades acabou levantando para delírio de todos. Com certeza essa foi uma das maiores e mais emocionantes corrida que já teve na Fórmula 1. Parabéns Senna!!!
No próximo "Na Memória" da terça-feira, dia 5, para a alegria dos rubro-negros, iremos contar a memorável vitória sobre o Liverpool na final do Mundial de 1981. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário